Epopeia em movimento: rumos da banda para 2010

Depois de um ano com grandes conquistas, a banda Epopeia por enquanto da um tempo na loucura e retorna no ano novo com novos projetos. A banda me parece insaciável quando se fala de buscar novas vertentes na hora de compor suas músicas…

Em um breve papo com o guitarrista e ‘principal compositor’ da banda Herman G. Silvani, o Niko, conversamos um pouco sobre as novidades que estão por vir.

E ai Niko, quais bandas você anda escutando atualmente?

(Niko) Muita coisa.. por exemplo, agora, ouço a nona de bethoveen (que véia mais punk bicho!)..

sempre estou (estamos), antenados em bandas novas, sons exóticos ou não..

além do garage rock e do psicodélico/progressivo e soul, que sempre estão nos ouvidos.. poderia citar: mars volta, doctor deseo, astronauta pinguim, plástico lunar, goran bregovic, buena vista, patrulha, chucrobillyman, ruido/mm, mutantes, who, velvet underground, floyd, electric prunes, hendrix, cream, gogol bordello, reconteurs, entre outras…

Não faz muito tempo que vocês lançaram o ultimo cd, já estão pensando no próximo? Como esta o processo de composição, algum prazo pra lançamento?

Pois é. o cd novo está rodando por aí. e ainda estamos divulgando ele e tal. não pensamos nada para um próximo. nunca pensamos isso tão antecipadamente assim. a coisa acontece na hora que há uma necessidade, já que não temos obrigações com gravadora, mercado e tal. mas pretendemos gravar as músicas novas que já existem, e creio, que em breve estaremos compondo outras. o processo é praticamente o mesmo.. um tempo atrás, eu fazia sozinho as músicas, agora a Liza e a Eliz entraram nisso, o que gerou uma nova perspectiva e sonoridade.  algumas das novas músicas já tem o sangue delas também. Já o Tuba, também tem sua parte, a bateria entra depois e é parte da composição, dentro da liberdade de criação de cada um. o suor feminino deu novo alento as nossas composições, e isso só acrescenta.

E qual é a idéia do próximo? Já tem algo definido com relação a isso?

Mas olha.. vai saber! a coisa acontece no caminho. idéias para o próximo, como já foi dito, não temos, pelo menos não agora. sempre percebemos o que está acontecendo, garimpamos algo novo, no sentido de trazer em si uma poética, uma estética que tenha sua própria linguagem. o mundo hoje, pede mais do que a linguagem musical/sonora, é preciso trabalhar as linguagens que estão em volta, no ar. os sentidos precisam ser provocados. casar timbres, sonoridades, com as letras, o visual, as cores (ou a falta delas), a postura da banda, presença de palco e tudo mais, para se chegar a algo maior, que a gente nem sabe direito o que é, mas existe. a busca e o risco é o que nos move.

Se alguém me pergunta, como faço pra compor, não sei muito o que responder, mas ao contrário do que muitos pensam, é um processo bem pensado, pra atingir certo objetivo, não sai do nada. E sempre é tudo muito pessoal, por mais que na maioria das vezes eu faça o uso de personagens.

Nisso, como é o processo de composição das letras de vocês? Há algum tema recorrente, que acaba sendo abordado em mais de uma música, como o que? Ou é algo que simplesmente aflora e não há controle?

É um pouco dos dois. a coisa acontece, deixamos que seja assim. mas, idéias existem também. quando componho só, uso o violão geralmente, tenho algumas letras anotadas por aí, alguns riffs e frases musicais, idéias.. as vezes rola juntar, adaptando uma coisinha aqui, outra ali.. mas geralmente, faço as letras e melodia, junto com a música, ao mesmo tempo, brincando sabe?! Experimentando… até penso em temas, mas quase nunca fecha. agora, com a presença da Liza e Eliz na ‘sala de-composição’, isso flui diferente, mas neste mesmo processo, que, diga-se de passagem, já vem destilado de outros momentos. a coisa é meio surreal, experimental mesmo. não tem muita regra. talvez, sim, alguns critérios, mas isso não predomina. é um pouco de emoção e razão, do momento, além de inspirações fotográficas e poéticas. cinema, além de literatura e música, é um grande suporte para compormos. por aí… não tem um tema específico, mas posso dizer que muito gira em torno de imagens.

Vocês acabaram de se apresentar em Curitiba, como foi a experiência de tocar lá, qual é a diferença do público?

Ah, foi legal cara! o local era muito legal, apesar de não saber quem era o dono nem nada. lá existem muitas tribos, e tudo mais direcionado, talvez por haver mais opções e tal, os bares, a maioria pelo menos, são pequenos, porém simpáticos e aconchegantes, mas parece que o povo do rock não se mistura muito como aqui. tocamos para um público pequeno, umas 40 cabeças creio, mas foi bom, a energia rolou e o rock aconteceu. entre tragos e estragos, deixamos um pouco do nosso sangue e suor por lá.

hehehe

podcre, sempre tem que ter o trago

Opa! é combustível também…

teria mais algo que vocês talvez gostariam de estar divulgando neste espaço que ainda não foi abordado? o espaço esta ai.

Claro! somos parceiros no rock aqui na cidade. sem contar que a Ultraleve é uma das bandas que admiramos-curtimos-respeitamos.. mas é por aí. só não vou mencionar a tour no camboja, vietnã e em kosovo. nem o vídeo clandestino que já rodou no faustão e ninguém viu. o mais tá aí…

valeu Paulo! adelante el róque!

E ai quando que a Ultralepopeia vai contratacar?

Pois é.. quando vocês estiverem com a munição em dia, estamos aí…

P’ra fuzilar mesmo!

É isso ai em breve estaremos aprontando algo. abraços

* A Epopeia, entre outras coisas, é uma das bandas criadoras do projeto “Entrevero de Rock”, foi classificada para a semifinal do FEMIC, e tem dois CD’s gravados. O mais recente: “em mo.vi.men.to”, está sendo vendido em Chapecó nos seguintes locais: Café Brasiliano, Sebo Panacéia, Old Music, Palladium e Art Tattoo, ou com a banda; e em Xaxim na Zairo Tattoo Studio.

Para saber mais da banda e o que gira em torno dela, baixar músicas, contatar, etc.:

www.epopeiarock.blogspot.com

www.myspace.com/epopeia

+ palcomp3 + purevolume + trama virtual

Tel.: (49) 9975.0881  (A/C Niko ou Liza)

[Paulo Cruz]

Uma resposta para “Epopeia em movimento: rumos da banda para 2010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s